Reajuste diferenciado 1r6n57
A vereadora Elisangêla Zanolli aproveitou a sessão de segunda-feira (19) na Câmara de Vereadores de Içara para cobrar da Prefeitura uma proposta de reajuste que garanta poder de compra para os trabalhadores que atuam como serviços gerais em Içara. Segundo Elisangêla, essa é uma categoria que trabalha com muito carinho e zelo pelo cidadão e que precisa ser reconhecida. “Eles têm um salário achatado, líquido é pouco mais de 1,7 mil reais. Tenho certeza de que o município tem condições financeiras de apresentar uma proposta consistente que possa dar a essa categoria o vencimento mensal que ela merece. É possível, e torço para que o executivo possa praticar este gesto”.
Questionando
A vereadora, aliás, apresentou um requerimento esta semana pedindo informações sobre o modelo de contratação e os valores praticados entre o município e a empresa que é responsável pela organização da Incoagro. “Tenho recebido muitos questionamentos sobre esse tema e estou cumprindo o papel de parlamentar. Estou questionando para conferir se está tudo correto. Sou a favor da festa, acho que ela movimenta a cidade e é importante, mas estou em busca de informações para assegurar que esse grande evento também tenha a transparência necessária”.
Cadastro
A Assembleia Legislativa deve votar em breve projeto do deputado Alex Brasil que prevê a criação de um cadastro para moradores em situação de rua. Em entrevista ao Cidade em Dia, o parlamentar justificou a proposta. “Queremos entender melhor essa população, saber de onde vem, quais suas necessidades, quem quer tratamento, enfim. Com esse raio-x sobre os moradores em situação de rua, vamos conseguir fazer políticas públicas mais consistentes”, destaca.
Italiana
A Câmara dos Deputados na Itália aprovou ontem (20) o decreto-lei que limita a transmissão da cidadania italiana por direito de sangue. Com 137 votos favoráveis, 83 contrários e duas abstenções, a medida, que também já foi aprovada pelo Senado na quarta-feira (15), agora precisa ser sancionada pelo presidente da República, Sergio Mattarella.
Multa na lagoa
Tramita na Câmara de Vereadores do Balneário Rincão uma proposta encaminhada pela Prefeitura para punir quem nadar, pescar ou praticar esportes náuticos na Lagoa do Jacaré. O assunto ainda vai para a pauta do Legislativo, mas a tendência é que seja aprovado. Pela proposta, a fiscalização seria responsabilidade da Polícia Militar. O projeto que tramita na casa prevê uma multa de dois mil reais.
Reforço
Mais de uma dezena de representantes de entidades sindicais de trabalhadores da região Sul do Estado se reuniram ontem (20) e marcaram para o dia 12 de junho, a data da assembleia de fundação de uma entidade que surge com o objetivo de representar o movimento sindical e social regional. O ato será às 10 horas, no auditório do Sindisaúde, de Criciúma. “Vamos tomar o caminho que os sindicatos patronais já tomaram há anos. Eles estão muito bem organizados, fazem um belo trabalho e chegou a hora de tomarmos também esse caminho da organização para que possamos defender nossas bandeiras”, explica o sindicalista Carlos de Cordes, o Dé.