Projeto cria cadastro para intermediar contratações de pessoas com deficiência e será vinculado à Secretaria de Assistência Social 55486e
Içara
O projeto de lei que institui o Banco Municipal de Empregos Inclusivos de Içara foi aprovado em votação final, na sessão ordinária realizada na segunda-feira (19). A proposta, de autoria do vereador Higor Robetti (PSD), visa cadastrar, orientar e intermediar a contratação de pessoas com deficiência, pessoas com Transtorno do Espectro Autista, Síndrome de Down e outras condições que envolvam barreiras à inclusão no mercado de trabalho formal.
Segundo Robetti, a ideia é criar dentro do Emprega Içara, no site da prefeitura, um espaço para cadastro de currículos de pessoas com deficiência ou autistas, permitindo que as empresas que desejem contratar possam ar diretamente os currículos. “O emprego nos concede realização profissional, liberdade econômica, de realizar aspirações e sonhos que são próprios. E aqueles que têm deficiência, aqueles que possuem o Transtorno do Espectro Autista, mas podem trabalhar, querem trabalhar, precisam de nosso auxílio do apoio do poder público para assim ter a sua oportunidade”, disse.
O projeto determina que o Banco Municipal de Empregos Inclusivos seja vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda, atuando com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e o Sistema Nacional de Emprego. Também será possível firmar convênios com entidades como Apae, AMA, Abaa, CDL e Acii. O município poderá realizar cursos de capacitação, feiras de inclusão e campanhas de sensibilização. A proposta foi encaminhada para sanção da prefeita Dalvania Cardoso.