Reitora deve assumir Secretaria da Educação após apoio em cerimônia marcada por mudanças e homenagens c6212

Criciúma

A reitora da Unesc, Luciane Ceretta, sinalizou que deve aceitar o convite do governador Jorginho Mello para assumir a Secretaria de Estado da Educação. O anúncio informal foi feito na última sexta-feira (16), durante a cerimônia de posse da nova equipe gestora da universidade, em evento realizado no auditório Ruy Hülse, em Criciúma, reunindo professores, acadêmicos e autoridades locais. A resposta oficial deve ser dada na terça-feira (20), em reunião já agendada com o governador.

Durante o evento, Ceretta afirmou publicamente que foi convidada para o cargo e pediu que a comunidade universitária se manifestasse. A resposta foi imediata: recebeu aplausos efusivos dos presentes. Mais tarde, a reitora repetiu o comunicado em reunião com presidentes de centros acadêmicos e, novamente, ouviu manifestações de apoio e incentivo. Apesar de não ter afirmado textualmente que aceitará a proposta, deixou claro que a tendência é positiva.

Caso confirme a entrada no Governo do Estado, Ceretta terá que se licenciar da reitoria da Unesc, ando o cargo para a atual vice-reitora, professora Gisele Coelho Lopes. A movimentação já vinha sendo ventilada nos bastidores, especialmente após a atuação de Ceretta na articulação política do programa Universidade Gratuita, uma das principais bandeiras da atual gestão estadual.

Nova gestão empossada

A cerimônia de posse também marcou o início do novo ciclo de gestão da Unesc para o período 2025/2029. Reitora e vice reafirmaram o compromisso com a excelência acadêmica e com o papel social da instituição. “A Unesc é uma construção coletiva. Cada um tem sua contribuição nesse processo”, afirmou Ceretta. Gisele reforçou o foco no Pacto de Excelência lançado em 2024, voltado à qualificação constante dos processos internos.

Duas das três pró-reitorias da universidade aram por renovação: Graziela Fátima Giacomazzo assumiu a Pró-Reitoria de Ensino, enquanto Vanessa Moraes de Andrade a a comandar a área de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão. José Otávio Feltrin foi mantido na Pró-Reitoria de istração e Finanças.

Homenagens

Durante a cerimônia, também foram prestadas homenagens aos profissionais que deixaram cargos na gestão superior. A professora Graziela Amboni foi reconhecida pelo trabalho à frente da Pró-Reitoria de Ensino, enquanto o professor Ismael Gonçalves Alves recebeu agradecimentos pela atuação na Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação Stricto Sensu.

Ambos destacaram a experiência como enriquecedora e elogiaram a liderança de Ceretta e Gisele. “A dedicação de vocês é o que faz a Unesc estar nesse patamar, servindo como exemplo a outras instituições”, afirmou Ismael.