EMEB Caetano Ronchi atenderá até 800 alunos em nova estrutura 275771
Criciuma
A Prefeitura de Criciúma inaugura, neste sábado (30), às 11h, o novo prédio da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Caetano Ronchi, no bairro São Defende. O complexo escolar, maior da rede municipal, tem capacidade para atender até 800 estudantes, da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental. A obra, que recebeu mais de R$ 15 milhões em investimentos, promete melhorar a infraestrutura e ampliar a oferta de vagas na região.
O novo prédio, com área total de 17.904,32m², é dividido em três pavimentos: dois destinados ao Ensino Fundamental e um à Educação Infantil. A estrutura inclui 18 salas climatizadas, auditório para mais de 100 pessoas, ginásio poliesportivo, biblioteca, laboratório de informática e salas para Atendimento Educacional Especializado (AEE).
Segundo o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, “o complexo escolar Caetano Ronchi será uma escola-modelo em Criciúma, ofertando infraestrutura de qualidade e ensino inovador que nossos estudantes merecem”. A secretária municipal de Educação, Alexsandra Stols, destacou a importância do investimento: “Essa estrutura inovadora contribuirá para o desenvolvimento educacional dos nossos estudantes e fortalecerá a valorização da educação pela comunidade”.
O projeto do novo complexo foi apresentado à comunidade em 2021, e a ordem de serviço para sua construção foi assinada em 19 de agosto de 2022. Atualmente, a antiga unidade da escola, que atende cerca de 300 alunos até o 5º ano, será desativada. A transferência dos estudantes para o novo prédio está prevista para 2025.
Durante a cerimônia de inauguração, será formalizada a cessão do antigo prédio para a Associação Feminina de Assistência Social (Afasc). O espaço será reformado para ampliar o Centro de Educação Infantil (CEI) Sonho da Criança, que atualmente atende 107 crianças. Após a reforma, a partir de março de 2025, a capacidade do CEI será ampliada para 180 alunos.
O novo complexo escolar e a ampliação do CEI refletem os esforços do município em investir em infraestrutura educacional e atender à crescente demanda por vagas.